Tertúlia "O Autocarro" (tertúlia móvel)

Revisão em 20h33min de 9 de junho de 2020 por Jcamacho (Discussão | contribs)
Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado

Corria o ano de 1994, quando um grupo de aficionados homens da terra de Vila Franca de Xira juntaram esforços, tempo e dinheiro e em conjunto deram alma ao que todos hoje conhecem como Tertúlia Móvel “O Autocarro”. No mesmo ano, este grupo de aficionados adquiriu o primeiro autocarro, intervencionando-o de forma a construir uma cozinha, bar e mesa, criando condições para a confraternização de todos os sócios, familiares e amigos em torno da grandeza da festa brava e das tradições taurinas.

Por ocasião da Feira de Outubro de 1994, a tertúlia denominada à época Tertúlia Móvel “Victor Mendes” foi colocada nas esperas de toiros de Vila Franca de Xira pela primeira vez, na Rua 1.º de Dezembro, em frente aos números 5 e 7 – com o apoio da família Ceitil, que ofereceu a partir da sua casa a ligação de água e luz, e da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Em 2000, o primeiro autocarro seria substituído por outro maior e com maior comodidade e segurança. Após esta alteração, para melhores condições – tanto a nível interior, como a nível exterior –, seguiu-se para a criação do logotipo para imagem exterior da tertúlia, contribuindo para a alteração da sua designação para Tertúlia Móvel “O Autocarro”. Em 2010 foram criados o email e a página do Facebook da Tertúlia e no decorrer desse ano o número de visitantes rondou as 2500 visitas.

Em 2011, os cerca de 13 sócios efetivos e 10 honorários reuniram-se a adquiriram o terceiro autocarro, um modelo mais moderno, inaugurado nas Festas do Colete Encarnado de 2012.

A fama da Tertúlia Móvel “O Autocarro” não se prende apenas localmente ou a nível nacional, uma vez que teve o privilégio de ser destaque em revistas da área da tauromaquia, nomeadamente, em Espanha, o qual tem engrandecido a Festa Brava e a terra de Vila Franca de Xira.

“Somos aficionados, somos amantes de toiros, cavalos, toureiros e forcados, de campinos, somos tradição, temos identidade. Somos gente simples mas com grande alma...”.

A Tertúlia Móvel "O Autocarro" celebrou em 2019 o seu 25.º aniversário.


Localização: Estrada Nacional, n.º 1, Lote C, loja esquerda, Povos | Vila Franca de Xira

Página(s) web:

https://www.facebook.com/Tert%C3%BAlia-M%C3%B3vel-O-Autocarro-335478436488324/


REGISTOS FOTOGRÁFICOS


Fonte: Página de Facebook da Tertúlia "O Autocarro"


FONTES ESCRITAS


- Tertúlias Vilafranquenses Tertúlia Móvel «O Autocarro»

- O Colete Encarnado sem as tertúlias não era a mesma coisa (O Mirante 12.07.2018)