João Moura Caetano
João Benito de Moura Caetano nasceu em Portalegre a 10 de setembro de 1983. É filho do cavaleiro tauromáquico Paulo Caetano, uma das mais importantes figuras da tauromaquia em Portugal, e de Dona Dita Moura Caetano. É intrínseca a sua ligação ao meio taurino, raízes que herdou da família paterna como da materna.
Foi no santuário da família Moura Caetano, na Herdade das Esquilas, que recebeu de seu pai os primeiros ensinamentos nas artes equestre e do toureio.
Com apenas nove anos de idade, a 13 de agosto de 1992, estreou-se em público na Praça de Toiros João Moura Pai, em Monforte e depois de várias atuações em Portugal, debutou em Espanha, na cidade de Valverde del Fresno, em Cáceres, a 15 de agosto de 2000.
Por ocasião da Feria de Abril, apresentou-se na Real Maestranza de Sevilha em 17 de abril de 2005, numa tarde de lotação esgotada, cortando orelha do toiro de Fermin Bohorquez que lidou. Compartilhou cartel com Fermin Bohorquez, Antonio Domeecq, Andy Cartagena (que abriu a “Porta do Príncipe”), Diego Ventura e José Luis Cañaveral.
Em 2005 e 2007 João Moura Caetano abriu a temporada em Las Fallas, Valência, como qualquer toureiro ambiciona.
Da maior relevância na história da sua carreira revela-se o facto de ter sido o primeiro cavaleiro a receber a alternativa no Campo Pequeno, após as obras de restauro e requalificação que decorreram entre 2000 e 2006. Foi na noite de 8 de junho de 2006, dia da reinauguração. A alternativa foi-lhe concedida por seu pai e testemunhada por António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol e João Salgueiro. Lidou um toiro da ganadaria de Paulo Caetano. Pegaram os Grupos de Forcados Amadores de Alcochete e do Aposento da Moita. Foi uma corrida com concurso de ganadarias, na qual participaram, além de Paulo Caetano, as divisas de Vinhas, Conde de Cabral, Maria Guiomar Cortes Moura, Ortigão Costa e Passanha. Os toiros de Passanha e de Maria Guiomar Cortes Moura ganharam, respetivamente, os prémios de bravura e apresentação. É motivo de enorme orgulho para Moura Caetano o facto de ter protagonizado a efeméride de tomar a alternativa na corrida de reinauguração do Campo Pequeno. O desejo de tomar a alternativa na principal arena do país fê-lo aguardar por esse momento. Curiosamente o jovem cavaleiro, ainda praticante, fez parte do cartel da última corrida realizada antes das obras, em julho de 1999 onde compartiu a arena com o pai, com João Salgueiro e Rui Fernandes. Pegaram os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e de Vila Franca e foram lidados sete toiros de Paulo Caetano.
Dois dias após a sua alternativa, a 10 de junho de 2006, apresentou-se em Madrid, na prestigiada corrida do aniversário da praça, para confirmar a sua alternativa em Las Ventas, perante toiros de Sánchez Cobaleda e com Fermín Bohórquez e Raúl Martín Burgos, como padrinho e testemunha respetivamente.
A 9 de setembro de 2012 voltou à praça de Monforte para lidar em solitário um curro de seis touros, três da ganadaria de seu pai, Paulo Caetano e outros três da ganadaria de sua avó, Dona Maria Guiomar Cortes de Moura. Esta corrida reverteu a favor das obras da Paróquia de Monforte, uma tradição solidária há anos desenvolvida pela Família Caetano e estava integrada na Gala Anual PCI (Paulo Caetano Internacional), anunciando-se também uma exibição de “dressage” ao intervalo, a cargo dos cavaleiros Maria Moura Caetano, Maria Pais do Amaral, Rodrigo Torres e Luís Gomes Ferreira. Em praça estiveram os forcados de Portalegre, Monforte e Elvas. Num momento de improviso Paulo Caetano pisou a arena para lidarem um toiro a duo. A corrida de beneficência resultou num enorme êxito artístico, saindo Moura Caetano da praça levado em ombros.
Em 2016 João Moura Caetano comemorou os seus dez anos de alternativa. Para assinalar a data esteve patente no Centro Interpretativo Tauromáquico, uma exposição comemorativa que reuniu grande parte do seu espólio, desde casacas, cabeças de toiros que marcaram a sua carreira, cartazes de corridas e inúmeros troféus.
No mesmo ano nasceu a ganadaria Irmãos Moura Caetano, detida pelos irmãos João Moura Caetano e Maria Moura Caetano Couceiro e a qual resulta das partilhas da divisa de Maria Guiomar Cortes Moura. Onze anos depois da sua alternativa, a 8 de junho de 2017, João Moura Caetano soma outra efeméride à história da sua carreira, ao estrear-se na Monumental do Campo Pequeno, na temporada comemorativa dos 125 anos da praça, como ganadeiro, com esta ganadaria de que é co-titular com sua irmã. O recém ganadeiro compartilhou a principal arena do país com o cavaleiro Rui Fernandes e o rejoneador espanhol Leonardo Hernandez. Pegam os grupos de forcados amadores Alcochete e de Turlock (Califórnia, USA).
REGISTOS FOTOGRÁFICOS
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
Fonte: Fotos enviadas pelo cavaleiro tauromáquico Paulo Caetano (pai do cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano)
REGISTOS GRÁFICOS
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
FONTES ESCRITAS
- Biografia do cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano
REGISTOS VIDEOGRÁFICOS
https://archive.org/details/joao-moura-caetano
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/arte-e-emocao-4/
https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/Corrida+de+Touros+em+Portalegre.mp4
https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/Corrida+do+Campo+Pequeno+8+Junho.mp4
https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/corrida_Portalegre.mp4