Amadeu dos Anjos
Amadeu dos Anjos, natural da aldeia de Safurdão, concelho de Pinhel (distrito da Guarda), nasceu a 13 de março de 1936. Ingressou no meio tauromáquico na Escola Arena, em Lisboa, tendo sido desde cedo orientado por Augusto Gomes Júnior, Sebastião Saraiva e Júlio Procópio.
Tentando a sorte em Espanha no início da década de 60 do século XX, Amadeu dos Anjos apresentou-se pela primeira em Las Ventas em 1962. No ano seguinte recebeu a alternativa de matador de toiros na Praça de Salamanca, La Glorieta, a 13 de setembro, tendo-lhe sido concedida por Paco Camino, com o testemunho de Manuel Benitez "El Cordobés” frente a toiros de Alberto Cunhal Patrício. Cortou duas orelhas ao toiro da sua alternativa.
A 3 de maio de 1964 haveria de a confirmar na arena de Madrid tendo como padrinho Joselito Huerta e testemunha Victoriano Valência.
Amadeu dos Anjos é o 11º matador de toiros português. Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros prémios e distinções. Destaca-se o Prémio “Bordalo” em 1967 e o Galardão Maestro José Falcão, entregue em 2013 pelo Clube Taurino Vilafranquese, quando cumpriu meio século da sua alternativa. No mesmo ano, a 11 de setembro, foi-lhe prestada uma homenagem na Moita do Ribatejo para celebrar a efeméride.
Faleceu no dia 3 de maio de 2018 em Sintra, onde vivia.
REGISTOS FOTOGRÁFICOS
REGISTOS GRÁFICOS
FONTES ESCRITAS
- Amadeu dos Anjos: O matador diz tudo de si (Flama 27.08.1965)
- Amadeu dos Anjos – Toureiro de Arte (União das Freguesias Atalaia Safurdão 03.03.2016)
- Faleceu o antigo matador de toiros Amadeu dos Anjos (Tauronews 03.05.2018)
REGISTOS VIDEOGRÁFICOS
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/tourada-em-lourenco-marques-5/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/passeio-taurino-5/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/antevisao-da-xii-corrida-tv/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/casamento-de-amadeu-dos-anjos-e-elsa-otero-castanheira/








