Ana Pimenta

Ana Pimenta é Delegada Técnica Tauromáquica (Diretora de Corrida) da zona centro do país. Integrou o procedimento concursal para o Corpo de Delegados Técnicos Tauromáquicos - Diretores de Corrida aberto em 2018.

Natural das Caldas da Rainha, advogada, Ana Pimenta foi a terceira mulher a dirigir um espetáculo tauromáquico em Portugal, depois de Lara Gregório de Oliveira e de Sandra Alves.

Estreou-se nas suas funções em 2019 ao dirigir um festival taurino solidário a favor das vítimas do furacão que assolou Moçambique, que decorreu na Praça de Toiros das Caldas da Rainha no dia 1 de junho. Sobre o lema ‘Uma Festa por Moçambique’, apresentaram-se em praça os cavaleiros, Ana Batista, António Brito Paes, João Ribeiro Telles e Joaquim Brito Paes e os espadas, Manuel Dias Gomes e Vasco Veiga. Lidaram-se toiros de diversas ganadarias - Prudêncio, Ribeiro Telles, Dr. António Silva, Manuel Veiga, Herdade de Pégoras e Sociedade das Silveiras - e as pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Caldas da Rainha.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS (algumas corridas de toiros que dirigiu)



FONTES ESCRITAS


- Corpo de Delegados Técnicos Tauromáquicos - Diretores de Corrida (IGAC 18.01.2019)

- IGAC com 13 novos Directores de Corrida (Touro e Ouro 18.01.2019)

- Caldas: a estreia da directora Ana Pimenta (Farpas Blogue 03.06.2019)

- Mulheres na direcção da Corrida da Mulher este sábado na Nazaré (Farpas Blogue 31.07.2019)

- Caldense foi a primeira mulher a dirigir a tradicional corrida de toiros do 15 de agosto nas Caldas (Jornal das Caldas 04.09.2019)