João Maria Branco
Filho de João Branco e Filomena Rosa, João Maria Branco cresceu num ambiente taurino, no seio de uma família de aficionados ligada ao campo e sobretudo aos cavalos. A paixão pela tauromaquia surgiu naturalmente do contacto com o meio. Aos dez anos começou a montar, iniciando assim a sua formação pela arte equestre e depois pela arte do toureio.
João Maria apresentou-se em público pela primeira vez como cavaleiro amador em 2008 na Monumental Palha Blanco em Vila Franca de Xira. Dois anos mais tarde presta provas para cavaleiro praticante na Praça de Toiros do Redondo.
Após algumas temporadas como praticante, nas quais se apresentou nas mais diversas praças do país ao lado das grandes figuras nacionais do toureio, João Maria Branco tirou a sua alternativa no dia 16 de maio de 2013 na Praça de Toiros do Campo Pequeno, na Corrida do 7º Aniversário da Reabertura da Praça e Corrida Vidas/Correio da Manhã. Joaquim Bastinhas, que comemorava naquela temporada os seus trinta anos de carreira, foi seu padrinho de alternativa e o rejoneador Pablo Hermoso de Mendonza, seu testemunha. Pegaram nesta corrida os grupos de Forcados Amadores de Évora e Alcochete para toiros da Ganadaria de Passanha.
Desde então João Maria Branco tem-se apresentado nas principais praças do país, como também tem toureado em Espanha e França.
Para além da sua carreira tauromáquica, João Maria Branco é empresário dedicando-se ao sector marmorista, o que o leva a estar atualmente um pouco afastado das arenas.
REGISTOS GRÁFICOS
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
FONTES ESCRITAS
- Cavaleiro estremocense João Maria Branco tem novo apoderado (Ardina do Alentejo 30.12.2016)
REGISTOS VIDEOGRÁFICOS
https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/Corrida+de+Touros+em+Portalegre.mp4
https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/corrida+de+arronches.mp4

















