João Ribeiro Telles

João Maria Ribeiro da Cunha Ribeiro Telles nasceu a 23 de junho de 1989 em Lisboa, filho de Dona Maria Assunção Coruche Ribeiro da Cunha Ribeiro Telles e de João Manuel de Castro Palha Ribeiro Telles. A tauromaquia está profundamente enraizada na sua tradição familiar. João integra a conceituada dinastia Ribeiro Telles.

Desde cedo se dedicou à arte do toureio seguindo o exemplo dos que lhe precederam, seu tetravô David Godinho, seu avô David Ribeiro Telles, seu pai João Ribeiro Telles, seu tio António Ribeiro Telles e seu primo Manuel Telles Bastos. Aos dois anos e meio João já montava o “Campeão”, mas foi com o "Atinado" que começou a tourear a tourinha no santuário da família Ribeiro Telles, a Herdade da Torrinha, no Biscainho, concelho de Coruche.

Naturalmente e de forma quase espontânea foi progredindo. Muito ligado ao campo e aos cavalos, toureou a sua primeira vaca montando o "Sábio" que fica para a história como o último cavalo com que o seu avô toureou, com o ferro da casa.

Foi no “Atinado” que se mostrou ao público em abril de 1992, toureando a tourinha empurrada por seu pai numa festa campera realizada na Quinta da Foz, em Benavente. Foi também na Foz, em 1996, que se estreou em público lidando um novilho a duo com o seu primo Manuel.

Três anos depois, e antes mesmo de completar os dez anos de idade “Ginja”, como é carinhosamente apelidado, apresentou-se ao público num festival em Coruche compartilhando a arena com o cavaleiro António Lopes Aleixo e seu primo Manuel Telles Bastos, lidando novilhos da ganadaria do avô David Ribeiro Telles, montando o "Gadelha".

Deixando para trás perto de uma dezena de temporadas como cavaleiro amador, onde percorreu algumas das mais importantes praças de toiros ao lado das grandes figuras do toureio, João Ribeiro Telles prestou prova para cavaleiro praticante a 30 de outubro de 2005, na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, numa corrida de homenagem ao bandarilheiro também ganadeiro, seu grande amigo, João Vilaverde. Compartilhou cartel com os cavaleiros João Moura, João Ribeiro Telles, António Ribeiro Telles, João Salgueiro e Manuel Ribeiro Telles Bastos e na lide a pé com o então novilheiro António João Ferreira.

A 4 de setembro de 2008, João Ribeiro Telles tirou a alternativa no Campo Pequeno tendo como padrinho o pai João Ribeiro Telles e na presença do avô, David Ribeiro Telles, do tio, António Ribeiro Telles e do primo, Manuel Ribeiro Telles Bastos. O público esgotou a praça para ver a família Ribeiro Telles encabeçada pelo patriarca, mestre David, que aos 81 anos se apresentou a cavalo em praça. O mestre recebeu das mãos do bandarilheiro António Telles Bastos o primeiro ferro da corrida, que passou ao seu filho João Ribeiro Telles, para que este, formalmente, concedesse a alternativa a João. O alternante abriu a corrida, seguido pela lide do pai, depois pela do tio e depois pela do primo. O quinto toiro deveria ter sido lidado a duo por pai e filho, mas João Ribeiro Telles (pai) cedeu o toiro ao filho que terminou cravando um par de bandarilhas a duas mãos. A lide do sexto começou a duo com António Ribeiro Telles e Manuel Ribeiro Telles Bastos, mas acabou por se converter numa lide de «quarteto», com a entrada na arena dos restantes dois cavaleiros. No final e em apoteose, a família Telles deu várias voltas à arena, uma das quais em ombros.

Transpondo as épocas sempre em crescendo e arrebatando alguns prestigiados troféus, João Telles tem-se vindo a afirmar como figura de primeira linha do toureio em Portugal, somando êxitos e glórias.

No ano em que celebrou dez anos de alternativa, a 12 de maio, confirmou a sua alternativa na Praça de Toiros de Las Ventas, em Madrid na primeira corrida de rejoneio da Feira de San Isidro da temporada de 2018 onde atuou com os cavaleiros portugueses Rui Fernandes e João Moura Júnior, ao lado dos rejoneadores Martín Burgos, Leonardo Hernández e Andrés Romero lidando-se toiros de Fermín Bohórquez.

Na temporada de 2019 regressou a Madrid, a 26 de maio, compartindo novamente a arena com Rui Fernandes e João Moura Júnior e Martín Burgos e com Roberto Armendáriz e Pérez Langa que neste dia confirmaram a sua alternativa em Madrid, lidando-se toiros de Los Espartales. João Ribeiro Telles cortou a sua primeira orelha em Las Ventas, triunfando naquela que foi a segunda corrida de rejoneio de Santo Isidro.

O que não se proporcionou em 2018 veio a proporcionar-se em 2019. Para encerrar a comemoração dos seus dez anos de alternativa e apenas uma semana após o triunfo em Madrid, João Ribeiro Telles toureou em solitário seis toiros na Praça de Toiros de Coruche. A 2 de junho de 2018 ocorreu aquilo que os espanhóis qualificam como uma “encerrona”. Envergando casaca azul escura bordada a ouro, João Telles lidou seis toiros de distintas ganadarias: Palha, Maria Guiomar Cortes de Moura, Murteira Grave, Vale Sorraia, Passanha e David Ribeiro Telles. As pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Amadores de Coruche. Nesta praça que lhe é tão familiar e onde é tão acarinhado Ginja saiu triunfador.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS



REGISTOS VIDEOGRÁFICOS


https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/Padilha+em+Vila+Franca+de+Xira.mp4

https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/corrida+amorim.mp4

https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/corrida_Portalegre.mp4

https://archive.org/details/papafina/Moita+2017.mpg

https://bit.ly/3fg2ipp

https://bit.ly/30wBc9v

https://bit.ly/3gtNsx2

https://bit.ly/33tt7UR

https://bit.ly/2Dq0ixO

https://bit.ly/2Pz3j1a

https://bit.ly/3fKjbZm