João Salgueiro da Costa

João Salgueiro da Costa nasceu a 11 de maio de 1989. O cavaleiro de Valada do Ribatejo representa a mais nova geração de uma das mais antigas dinastias de cavaleiros tauromáquicos de Portugal e uma das mais antigas da Península Ibérica. Seu tetravô José Inácio Salgueiro da Costa foi ganadeiro; o seu trisavô Carlos Pinto da Costa foi cavaleiro amador; o seu bisavô, o médico veterinário Fernando Salgueiro Pinto da Costa (conhecido do público como o Dr. Fernando Salgueiro) foi quem inaugurou a profissionalização da atividade tauromáquica da família Salgueiro: o seu avô Fernando Andrade Salgueiro é cavaleiro tauromáquico de alternativa, tal como o seu pai João Salgueiro.

Salgueiro da Costa fez o debute como cavaleiro amador a 17 de maio de 2007 na Monumental do Campo Pequeno, na Corrida do I Aniversário da Reinauguração da praça. O mais novo da dinastia Salgueiro partilhou a principal arena do país com os cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Lupi. Lidaram-se toiros da Ganadaria de Pinto Barreiros e as pegas estiveram a cargo dos grupos de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo e de Lisboa.

Prestou provas para cavaleiro praticante a 23 de julho, do mesmo ano, em Alcochete.

A 30 de maio de 2016 na Praça de Toiros de Almeirim, o cavaleiro tomou a alternativa na mesma praça onde, vinte e oito anos antes, o seu pai João Salgueiro a havia igualmente tirado. João Salgueiro da Costa recebeu a alternativa das mãos do seu pai e na presença em praça do seu primo, o retirado cavaleiro de alternativa, António Lopes Aleixo. A testemunhar este ato encontrava-se na barreira o avô, Fernando Andrade Salgueiro. Compartiram o cartel António Ribeiro Telles e o sobrinho João Ribeiro Telles tendo-se lidado um curro de oito toiros da Ganadaria do Eng.º Grave. As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Santarém e Montemor.

João Salgueiro da Costa alcançou já importantes prémios na sua carreira como em Reguengos de Monsaraz para Melhor Lide em 2009 e o Galardão Campo Pequeno para Melhor Cavaleiro Praticante em 2010, 2011 e 2012.

2018 foi o ano de afirmação e consolidação do mais jovem toureio da dinastia Salgueiro, tendo alcançado grandes triunfos.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS



REGISTOS VIDEOGRÁFICOS


https://archive.org/details/Corridadetoiros/Corridas+de+Toiros/corrida+de+santo+antonio+das+areias.mp4

https://archive.org/details/festival-taurino/Festivais+Taurinos/Festival+Taurino+em+Elvas.mp4

https://bit.ly/2D0FUDf

https://bit.ly/30gUBuJ

https://bit.ly/3kabxLD

https://bit.ly/3ic2zeV

https://bit.ly/2DuH1M1

https://bit.ly/3kuYIeV

https://archive.org/details/aquecimento-dos-cavalos

https://bit.ly/30f4loe