Manuel Lupi

Manuel Fidalgo Lupi nasceu a 17 de janeiro de 1986 no seio de uma família de lavradores e ganadeiros. É filho do cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi e de Manuela Fidalgo.

Manuel herdou do pai as tradições tauromáquicas tanto como a paixão pelo campo e pelos cavalos. Com apenas 7 anos de idade, mostrou-se no tentadero da Herdade da Barroca d`Alva, em Alcochete, toureando com o cavalo “Sinete. Com apenas nove anos de idade, em 1995, apresentou-se ao público na Monumental Daniel do Nascimento, na Moita, num festival acompanhado pelo seu amigo e ex-cavaleiro José Pedro Pires da Costa. Montando o “Palhinhas” lidou novilhos de seu pai.

Aos dez anos Manuel ingressou no Colégio Militar onde começou a fazer provas de obstáculos. Entre os dez e os dezoito anos de idade, e mesmo antes de se decidir optar pela arte do toureio, participou em diversas provas nacionais e internacionais de equitação - concursos completos e saltos de obstáculos – tendo representando por diversas vezes Portugal lá fora.

Foi a 25 de abril de 2004, em Sobral de Monte Agraço, que Manuel Lupi viria a tirar a prova de praticante frente a novilhos de ganadaria David Ribeiro Telles.

Recebeu em Lisboa, na Monumental do Campo Pequeno, a 9 de maio de 2008, a alternativa de cavaleiro tauromáquico. Foi seu padrinho o pai, José Samuel Lupi, e testemunhas João Moura e Rui Fernandes. Foram igualmente testemunhas (de honra) os irmãos Angel e Rafael Peralta companheiros do pai Lupi em muitas tardes de êxito, nas décadas de 60 e 70, em arenas espanholas e francesas, juntamente com Álvaro Domecq, que também esteve presente na bancada. Pegaram os forcados de Montemor e Aposento da Moita e lidaram-se toiros da casa - ganadaria de José Samuel Lupi.

A 20 de junho de 2009 Manuel Lupi tomou a alternativa na Praça de Toiros de Badajoz, na primeira corrida da “Feria de San Juan” debutando ao lado das duas grandes figuras do rejoneio mundial, Pablo Hermoso de Mendoza, seu padrinho, e Diego Ventura, frente a toiros da ganadaria Espartales. Fica para a história o triunfo, cortando duas orelhas, uma em cada toiro, e saindo em ombros pela porta grande ao lado dos consagrados colegas de cartel.

Manuel Lupi confirmou a sua alternativa em Las Ventas, Madrid, a 6 de junho de 2010, na 7ª Corrida da Feira de Aniversário, compartindo cartel com Andy Cartagena e Diego Ventura frente a toiros de Fermín Bohórquez. Manuel continua a considerar a equitação como a principal base do seu toureio.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS



FONTES ESCRITAS


- O direito à indignação (A Festa mais culta 31.05.2009)

- Lupi sem sorte ontem em Madrid (Farpas Blogue 07.06.2010)

- Manuel Lupi: "Mi compromiso es dejar el apellido Lupi donde corresponde" (Las Ventas 06.06.2019)