Marco José

Marco José Dias Coutinho nasceu a 26 de janeiro de 1976, nas Caldas da Rainha. Provém de uma família sem antecedentes taurinos, porém, desde pequeno acompanhava o pai, o ex-presidente da Câmara da Batalha e ex-governador civil de Leiria, Francisco Coutinho, às corridas de toiros. Marco montava a cavalo desde os quatro anos de idade e aos dez anos teve a primeira experiência em público. Foi a 16 de agosto de 1986 numa corrida realizada na Batalha, onde repartiu cartel com José Maldonado Cortes, José Zuquete, António Raúl Brito Paes e o matador José Manuel Pinto. Pegaram os Forcados da Azambuja, tendo-se lidado toiros da ganadaria do Eng.º Lopo de Carvalho.

Marco José fez prova de praticante na sua terra natal a 15 de agosto de 1992 compartindo cartel com Luís Miguel da Veiga, Paulo Caetano, João Salgueiro e Ricardo Teixeira Duarte. Lidaram-se toiros de Rosa Rodrigues e as pegas estiveram a cargo dos Amadores de Montemor.

Recebeu a alternativa no Campo Pequeno a 6 de julho de 1995, na XXXI Corrida TV. Foi seu padrinho Paulo Caetano e testemunhas Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador e José Manuel Duarte. Pegaram os forcados do Aposento da Moita numa noite em que se lidaram toiros da ganadaria de José Luís Sommer D'Andrade.

A 14 de agosto de 2005, apresentou-se em Las Ventas, Madrid, causando boa impressão entre os aficionados.

Atualmente, e embora continue a desenvolver atividade como cavaleiro tauromáquico, Marco José está envolvido num ambicioso projeto a nível internacional, mais concretamente na República Popular da China. O “New Português Guizhou Pecuária”, é um empreendimento turístico com cerca de 86 hectares que está a ser empreendido na Província de Guizhou, que retrata a cultura de Portugal e de alguns países da América Latina. O projeto pressupõe que a Tauromaquia seja uma realidade na China, e pressupõe a realização de corridas de touros e espetáculos equestres que compreendem a modalidade de equitação de trabalho, entre outras. Marco José é um dos responsáveis pela concretização do projeto.

Marco José vive em Évora, tem três filhos, dá aulas de equitação e está prestes a terminar o curso de Medicina Veterinária.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS



FONTES ESCRITAS


- Cavaleiro Marco José celebra 15 anos de alternativa (Jornal das Caldas 16.06.2010)

- Marco José - "Fiz 20 espectáculos com qualidade principalmente com muita dignidade..." (Taurodromo 24.11.2012)

- Marco José assinala 20 anos de alternativa e é homenageado nas Caldas (Gazeta das Caldas 14.05.2015)

- Mega projecto leva tauromaquia à China (Touro e Ouro 01.02.2018)

- Cavaleiro português leva tourada até à China (Portal Martim Moniz 01.02.2018)

- Marco José em duas frentes: o projecto tauromáquico na China e a celebração dos 25 anos de alternativa (Farpas Blogue 11.03.2020)


REGISTOS VIDEOGRÁFICOS


https://archive.org/details/festival-taurino/Festivais+Taurinos/Festival+Taurino+em+Bencatel.mp4

https://archive.org/details/festival-taurino/Festivais+Taurinos/Festival+Taurino+em+Bencatel1.mp4

https://archive.org/details/festival-taurino/Festivais+Taurinos/Festival+Taurino+em+S%C3%A3o+Man%C3%A7os.mp4