Paulo Jorge Ferreira

Paulo Jorge Vieira Jesus Ferreira nasceu a 1 de novembro de 1982, em Vila Franca de Xira. Com apenas 3 meses de vida foi viver para a Azambuja, onde cresceu muito ligado às tradições tauromáquicas desta que considera ser a sua terra natal. De facto, desde cedo demostrou aptidão e muita afición mesmo sem ter antecedentes no meio tauromáquico. Os pais eram proprietários de um estabelecimento de restauração que era frequentado por alguns campinos que por vezes o levavam a para assistir ao maneio. Paulo Jorge montou a cavalo, pela primeira vez, com os campinos. Mais tarde os pais adquiriram uma égua e aí a paixão intensificou-se.

O cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira foi o seu grande mestre, quem lhe transmitiu ao longo de sete anos, os ensinamentos nas artes, equestre e do toureio.

A sua primeira apresentação em público teve lugar na Praça de Toiros da Azambuja no dia 4 de março de 2000.

Tirou prova de cavaleiro praticante na mesma Praça de Toiros a 14 de abril de 2001.

No mesmo ano, a 18 de agosto, Paulo Jorge Ferreira debutou em Espanha, na Praça de Toiros de Aroche (Aracena-Huelva) obtendo enorme êxito que lhe valeu o corte de quatro orelhas e um rabo.

Ainda na mesma temporada obteve, na Praça de Toiros de Almeirim, o troféu para a melhor lide a cavalo e o Jornal Taurino “FARPAS”, atribui-lhe o Troféu Revelação.

Na temporada seguinte o Troféu Revelação foi-lhe atribuído pela Tertúlia Tauromáquica Setubalense.

Paulo Jorge Ferreira tomou a alternativa na Praça de Toiros da Póvoa do Varzim, a 21 de julho de 2002, na VI Grande Corrida TV Norte, que teve transmissão em direto na RTP 1. Foi seu padrinho o seu mestre Manuel Jorge de Oliveira e teve por testemunhas Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Pedro Franco e Vítor Ribeiro. Foram lidados toiros da Ganadaria dos Herdeiros de Alberto Cunhal Patrício e as pegas foram da responsabilidade dos Forcados Amadores de Alcochete e de Cascais.

Após a alternativa e com poucas oportunidades no meio, em 2005 e aos 21 anos de idade, mudou a sua vida emigrando para os Estados Unidos da América onde consolidou a sua carreira como toureiro e equitador. Está desde 2005 radicado na Califórnia. Paulo Jorge em muito tem contribuído para a divulgação da tauromaquia portuguesa naquela região do mundo, embora esta seja adaptada e revele algumas diferenças relativamente ao modo como em Portugal se toureia.

Na Califórnia Paulo Jorge é responsável pela Coudelaria dos irmãos Martins que se dedica à criação e comercialização de cavalos quer de lide, quer para o mercado da dressage e equitação clássica.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS



FONTES ESCRITAS


- Nova casaca de Paulo Jorge Ferreira (Sol e Sombra 31.08.2012)

- O cavaleiro de Azambuja que toureia nos Estados Unidos (O Mirante 03.01.2017)

- Paulo Jorge Oliveira em entrevista à Faenas TV nos 15 anos de alternativa (Tauronews 01.01.2019)

- "Temos de ir para onde nos querem e onde nos sentimos úteis" (Diário de Notícias 16.06.2017)

- Paulo Jorge Ferreira assinala 15 anos de alternativa com casaca alusiva a Azambuja (Valor Local 16.07.2017)

- Califórnia: Paulo Jorge Ferreira fecha contrato por mais 10 anos com a Casa Martins (Farpas Blogue 10.01.2019)

- Paulo Jorge Ferreira integra peça "Carmen" de Bizet (Valor Local 25.01.2019)